Como bióloga, devo responder: a genética e o ambiente. Explico, o nosso legado de milhões de anos de evolução e toda sua complexidade; porém, quero falar hoje não como bióloga, mas como alguém que faz uma reflexão.
Toda a carga de nossa personalidade influência nossas escolhas; aí se incluem os fatores que contribuíram e contribuem para nossa formação.
O que chamamos valores e/ou costumes estão nos fazendo opinar e agir.
Há também os fatores situacionais que nos influenciam em nossas atitudes; seria aquilo que defino “naquela situação eu faria assim” ou “ a ocasião faz o ladrãozinho”.
Não estou aqui para julgar; desejaria apenas que fizéssemos uma reflexão sobre nossa vida.
Quantas vezes a situação nos faz fugir dos nossos valores?
Uma situação fácil, a entrega de um troco errado (claro favorecendo a você) com uma fila quilométrica atrás para passar num caixa de supermercado. O que fazer? Ficar com o dinheiro ou gastar alguns segundos, do tempo precioso de todos para explicar o engano?
Uma situação difícil, contar ou não contar a um paciente idoso sobre sua doença terminal, projetando tornar uma vida de qualidade para tal paciente.
A situação, às vezes nos define. A personalidade, a experiência de vida e a carga emocional também.
Amigos, tudo é reflexão, mas aposto que todos quando crianças (ou adultos mesmo) olharam para seu lado e quiseram a merenda de outrem, o salário de alguém, simplesmente porque ele tão ser humano como você, tinha. Sair no passeio porque os outros podiam.
A situação exigia outra resposta e nós ficamos com nossa escolha “forçada” e frustrante. Todos querem alguma coisa e planejam, basta pensarmos quem comanda a escolha e depois a ação.
Quem é mais forte, nós ou a situação?
Boa escolha para você.