Um cuidador é alguém que pode lhe fornecer o apoio e o incentivo para ajudar você a viver bem com a esclerose múltipla. Poderia ser o seu cônjuge, pai, outro membro da família ou amigo. Independentemente de quem for, é importante para o dois que você fale abertamente e honestamente sobre suas necessidades e desejos. Algumas pessoas com EM precisam de mais assistência física e prática, outros querem mais apoio emocional. Muitas vezes é uma combinação de ambos. Você e seu cuidador devem trabalhar juntos para encontrar as formas mais eficazes para se apoiar um ao outro. Ao fazer isso, você pode descobrir um nível mais profundo de compreensão e de proximidade em seu relacionamento.
O apoio emocional
A EM afeta você e seu amado. Apoiar-se mutuamente pode ajudar no entrosamento de vocês. Seu cuidador pode ajudar a motivá-lo a permanecer na terapia e pode ajudá-lo a tomar decisões sobre questões médicas, financeiras e outros assuntos. Você pode apoiar o seu cuidador, mostrando-lhe especial apreço e ouvir suas preocupações. E você e seu cuidador devem falar abertamente em conjunto, criar empatia com o outro e prestar apoio em momentos emocionais difíceis.
Considerações práticas
Um cuidador pode ajudar a tornar a vida mais fácil ajudado em tarefas domésticas e outras atividades. Assim permite que você tenha mais tempo e energia para fazer coisas que você realmente gosta. Além disso, um cuidador pode ser um grande recurso para ajudar você a gerenciar sua EM. Você pode querer perguntar ao seu curador que:
Acompanhe-o para a sua consulta médica e ajudá-lo a se comunicar com o seu médico. | |
Mantenha um registo dos seus sintomas, medicamentos e perguntas. | |
Auxilie com seu esquema terapêutico, como manter o controle de sua programação | |
terapêutica, ajudando a preparar e executar as injeções e os locais de injeção rotativa. |