Implantar a acessibilidade em casa é importante para prevenir acidentes e promover maior qualidade de vida.
Acompanhe algumas dicas para descomplicar a rotina em casa:
-Identifique os dificultadores de acesso em sua residência, como degraus e considere que equipamentos de mobilidade precisam de espaço para giro/rotação.
-Coloque os objetos de uso mais frequente em locais de fácil acesso
-Para facilitar a locomoção, prefira pisos lisos e antiderrapantes e evite tapetes.
– Caso você considere os tapetinhos indispensáveis, fixe-os firmemente no chão utilizando fita dupla-face.
-Conte com um profissional especialista em reabilitação para instalação de corrimãos e barras de apoio
-Móveis definem o caminho dentro de casa e podem se tornar obstáculos ou prestar assistência, planeje melhorias nos locais por onde passa tendo isso em mente.
-Camas hospitalares são um grande investimento, a altura dessas pode ser controlada, ajudando a pessoa a subir ou descer e diminuindo o risco de queda.
-No caso de apresentar baixa visão, avalie a iluminação da casa. Luzes noturnas podem suavizar os contrastes na iluminação.
-Uma dica para transferência com cadeira de rodas, é tentar manter todos os assentos no mesmo nível, assim você pode deslizar com facilidade de um para o outro.
-Bancadas de cozinha e mesas podem ser adaptadas por profissionais para pessoas em cadeira de rodas.
-Para ajudar no controle de tremores e problemas de coordenação, prefira objetos mais pesados. Você pode deixá-los mais pesados com areia ou bolinhas de chumbo, dando maior ajuda sensorial. Já objetos mais leves podem ser grandes aliados da fraqueza e fadiga
Estas são sugestões para melhorar a qualidade de vida, a melhor maneira de utilizá-las depende da rotina de cada um. Conte com o auxílio de profissionais especializados em reabilitação para estudar a aplicação em sua casa.