Podem parecer a mesma coisa, mas na verdade há diferença entre remédio e medicamento.
- Remédio: um termo mais amplo, vem do latim remedium (cura): Métodos ou cuidados terapêuticos que ajudam a aliviar desconfortos, mas que não passaram pelas etapas que
um medicamento passa para ser liberado”. - Medicamento: é um produto que foi desenvolvido por uma indústria farmacêutica ou farmácia magistral e que cumpriu todas as exigências legais definidas por órgãos regulatórios. Os efeitos são conhecidos e foram comprovados cientificamente por inúmeros testes.
- Fitoterápicos e homeopáticos também são medicamentos. Os fitoterápicos são obtidos exclusivamente de plantas medicinais. Já os homeopáticos são derivados de plantas, animais, minerais, de substâncias biológicas ou sintéticas e são utilizados conforme os princípios da Homeopatia
Medicamentos são produtos que servem para:
- Prevenir o aparecimento de doenças (por exemplo, vacinas).
- Aliviar sintomas ou sinais (por exemplo, medicamentos contra dor e febre).
- Controlar doenças crônicas e reduzir o risco de complicações (por exemplo, medicamentos para pressão alta, diabetes, asma, entre outros).
- Recuperar a saúde (por exemplo, antibióticos).
- Auxiliar no diagnóstico de doenças (por exemplo, contrastes utilizados em radiologia e outros exames).
Enfim, todo medicamento pode ser considerado um remédio, mas nem todo remédio pode ser considerado um medicamento.
É importante você saber que há medidas que podem auxiliar na cura de doenças, tais como, dietas, repouso, exercícios, entre outras. Mas lembre-se de que somente um profissional de saúde habilitado pode orientar corretamente a respeito do tratamento das doenças.
Fonte:
- Ministério da Saúde. Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos. 2015.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento_fitoter%C3%A1pico
Elaborado por: Enf. Dra Ivone Regina Fernandes
Coren-SP 34.495