Simplesmente Viver

O tema do Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla é: “Simplesmente Viver”, porém não é tarefa fácil, para ninguém, não é privilégio das pessoas com esclerose múltipla.

Há duas formas de se levar a vida: assistindo ou atuando. Você pode simplesmente parar, sentar e vê-la passar ou protagonizá-la.

Atuar significa fazer, acontecer. É como diz a canção: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Estou vivendo intensamente essa questão. Não quero ver a vida passar, assistindo-a simplesmente.

Posso fazer a diferença. Escrevendo, apresentando-me, colocando-me nas ocasiões pertinentes como cidadã, como pessoa.

Esta semana aconteceu um fato curioso. Estava num grupo discutindo o que seriam as virtudes do ser humano, quando uma pessoa disse que a “caridade” é uma virtude, concordo, só não concordei com o exemplo dado por ela, qual seja: – “quando vemos uma vaga de estacionamento preferencial para deficiente ou idoso” não devemos estacionar lá e sim deixar para pessoas que estejam nessa condição estacionar. Ora, isso não pode ser encarado com caridade, pois é um direito. Não estacionar nesses locais é respeito a esse direito.

Fiquei indignada com essa colocação, mas ela reflete o pensamento da maioria das pessoas. Que dar preferência é caridade e não respeito.

Trouxe esse exemplo para refletirmos juntos. Cabe a nós quando estivermos em situação como essas cobrarmos o respeito aos direitos das pessoas com deficiência ou necessidade especial.

Isso é atuar, deixar de ser expectador e ser um agente atuante. Nessa situação coloquei minha posição e fiz aquelas pessoas refletirem essa questão.

Tanto nas pequenas coisas como nas grandes temos que nos posicionar, colocar nossa opinião e, minimamente, provocar a reflexão dos demais.

Só dessa maneira, poderemos mudar e provocar mudanças no meio onde vivemos. Estamos aqui porque existe um propósito para isso, então precisamos estar atentos as situações e fazer acontecer.

Não devemos e não podemos nos esconder da realidade e das situações apresentadas. Somos mais e maiores e podemos fazer a diferença, Isso é viver!