Relacionamentos, sexualidade

relacionamentoComo a EM pode afetar a minha vida sexual?

As questões sexuais são frequentemente sentidas pelas pessoas com esclerose múltipla. Isso porque a excitação sexual se inicia no sistema nervoso central (SNC). Os problemas sexuais podem também resultar de sintomas da esclerose múltipla, como a fadiga ou a espasticidade. Os fatores psicológicos e alterações de humor também podem desempenhar um papel importante na função sexual.

A sexualidade é uma parte da vida. Se você está tendo problemas sexuais, por favor, não ignorá-los. Fale com o seu profissional de saúde. A conversa pode ser difícil e embaraçosa, mas o seu médico está aqui para ajudá-lo.

A chave para uma vida sexual saudável em qualquer relacionamento é a comunicação.

Nas mulheres, os sintomas incluem:

Redução da sensações nas áreas íntimas;
Sensação dolorosa na área vaginal;
Diminuição da lubrificação vaginal;
Dificuldade em atingir o orgasmo;
Perda da libido – redução do desejo sexual.

Nos homens, os sintomas incluem:

Mudanças no estímulo e resposta;
Dificuldades em atingir ou manter uma ereção (o problema mais comum);
Redução da sensação do pénis;
A dificuldade em alcançar o orgasmo ou ejaculação;
Perda da libido – redução do desejo sexual.

Lidando com problemas sexuais na EM

Embora as questões sexuais possam ser um dos muitos sintomas da EM, é de notar que as questões sexuais também são comuns na população em geral. Se você estiver com problemas sexuais, fale com o seu profissional de saúde, que poderá fornecer uma avaliação médica para determinar se os problemas que estão ocorrendo são em função da EM ou uma outra causa subjacente. Entender o que pode estar causando seus problemas sexuais ajudará o seu médico recomendar um plano de tratamento.

Existe uma variedade de terapias de tratamento para disfunção sexual. Homens devem falar com seus profissionais de saúde sobre as várias opções disponíveis.

As mulheres podem usar lubrificantes para aliviar a sensação de secura vaginal. No entanto, a vaselina não deve ser utilizada porque não é solúvel em água e podem causar infecção.

Trabalhar em conjunto para encontrar outras formas de dar e receber prazer permite que muitos casais tenham bons relacionamentos sexuais. Sensações anormais e espasmos, muitas vezes podem ser controladas através do uso de medicação. Se existem problemas na bexiga esvazie em até 2 horas antes a bexiga antes da atividade sexual.

A chave para uma vida sexual saudável em qualquer relacionamento é a comunicação. Converse com seu parceiro, bem como o seu profissional de saúde. Ao explorar as opções e pedir informações, você pode manter uma vida sexual satisfatória.