Química por toda parte… Até na poesia

Química é um modo de ver o mundo. Tudo é química, assim como os físicos dirão tudo é física. Explico-me, ou pergunto você consegue pensar em algo material que não seja química? 

Especialistas vão me criticar, por tentar ludibriar o conceito com o tema, com seu exemplo, com a coisa definida, diria que é um conceito filosófico.

Simplificando e não “enrolando”. Olhe ao seu redor. A cadeira, a mesa, o papel da leitura, ou a tela do celular. Todos têm unidades fundamentais, denominados átomos; e as pessoas, animais ou plantas. Todos têm propriedades e estão em continua transformação.

Em uma leitura de ficção científica, somos unidades de átomos de carbono, assim como animais e plantas. Coisas vivas tem átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.  

As roupas são formadas de substâncias químicas, os medicamentos; quem nunca tomou uma aspirina? E se resolvemos tomar um banho? O sabonete  é formado por substâncias gordurosas  e outras substâncias como uma base.

 A água tão preciosa é uma substância química…..

A química inunda não só nossa constituição, mas também a transformação dessas unidades químicas que formam outras substâncias químicas .  O perfume da flor é química. 

A comida é química, proteínas, carboidratos e lipídeos. Átomos de carbono, hidrogênio ou oxigênio e nitrogênio. Em quantidades menores: ferro, enxofre.

A carne é formada de proteínas, os açúcares e farinas  de carboidratos,  de gorduras.

Você come alimentos com química, sim. Todos os alimentos têm química; o que as pessoas querem dizer, é que o  homem adiciona para conservar ou tornar mais atraente os alimentos. Substâncias químicas que não estariam na composição natural: tipo conservante e corante. Por serem muitas vezes sintetizadas pelo homem, deixou-se falar que adicionamos química. Mas o natural é química também.

A saúde de nosso corpo é regulada por hormônios: a insulina, o glucagon, a tiroxina, o estradiol e tantos outros. Substâncias químicas, química, química….

Os sentimentos, são mediados por substâncias químicas, os chamados neurotransmissores: serotonina por exemplo. Se você está triste, culpa da química também.

 Defensivos  e inseticidas são química. Mas existem os naturais e os sintetizados pelo homem; os artificiais.

Tintas coloridas são química, podem ser naturais e artificiais  e a beleza das pinturas também é química.

Não podia deixar de falar, nesses dias  que passamos tão apurados  com a greve dos caminhoneiros ; os combustíveis são substâncias químicas.

A química é um jeito de ver o mundo na sua composição e transformação.

Tudo é química, reações  acontecem….

Química é uma visão do mundo em constante transformação…

 

Química 

Sublimemos, amor. Assim as flores 
No jardim não morreram se o perfume 
No cristal da essência se defende. 
Passemos nós as provas, os ardores: 
Não caldeiam instintos sem o lume 
Nem o secreto aroma que rescende.

José Saramago