O valor de pequenas coisas

Pentear meu  cabelo; besteira. Por opção (sou um ser descabelado) ou por incapacidade. Mas, só será possível se você puder combinar habilidades símias de coordenação e força; só será possível se ainda existirem cabelos…

Tomar banho: uma luta, há que tirar a roupa, tarefa ingrata, caminhar ao chuveiro, regular água e temperatura. Sentar (antes eu não tomava banho sentada), passar shampoo, quando a tampa do vasilhame não briga com você , esfregar a cabeça, pegar o sabonete (se ele não escorregar para debaixo do banco e você conseguir pegá-lo). Tentar lavar os dedos dos pés, o corpo, as orelhas, os detalhes das orelhas sujas. Termino enfim, agora enxugar o corpo. Ai que cansaço; e a gente achava que era besteira, prazer ou obrigação.

Comer em cinco minutos cada garfada  é um sucesso.  Nem para apreciar o sabor da comida; mastigar. Cada coisa boba você fala.

Uma amiga falou em maquiagem. O que quero dizer: é que basta não conseguir fazer, não poder fazer.

Falar e pronunciar as palavras claramente; tomar fôlego é tão básico, tão simples.

E eu não dava valor às pequenas coisas que fazia.

Havia dores de outrem porque para mim era fácil. Tirava “com o pé nas costas” a maioria das coisas; o desprezo continuava. E o mundo foi girando nas patas do meu cavalo…

O valor mudou. Coisas pequenas se tornaram grandes desafios e conquistas. Por isso amigo (a) a vida é relativa, o que desejamos se torna dinâmico, o ideal é só um desejo ou sonho.

Antes que eu me perca em elucubrações transcendentais, gostaria de deixar algumas palavras ao cientista e ser humano Stephen Hawking, físico, cujas teorias não entendo muito, mas me esforço para entender.

Queria homenagear todos cientistas  que conseguem partilhar conosco pobres mortais sua dedicação e também gostaria de dizer que as palavras não são minhas, foi um trecho que achei belo e transcrevi mais  abaixo.

Três anos de vida eram o prognóstico para Hawking, trabalhou 30 anos como catedrático da Universidade de Cambridge, é comparado a Einstein e Newton, como personalidade da ciência. -Você acha pouco, quer mais? Amigo (a) arregace as mangas, o nosso obstáculo é a mente não o corpo.

Paradoxo Hawking

“Eis o paradoxo Hawking: a ciência em sua realização mais estratosférica que contrariando os prognósticos, soube retornar ao chão da humanidade para com ela compartilhar as belezas intrigantes que o pensamento produz.”

O paradoxo Hawking- editorial Folha de São Paulo  – 16/03/2018

Pense no valor das coisas pequenas que você faz….