O semeador e as palavras

A parábola do semeador  é perfeita para descrever minha pequena missão como blogueira. Jogar sementes de ideias ao vento ou Wi-Fi.

As palavras são sementes ao vento. Hoje em dia palavras são disseminadas via Wi-Fi.

O nome Wi-fi é uma abreviação da expressão “wireless fidelity”, que, ao traduzir significa fidelidade sem fio. O wifi, como todos já devem saber, é uma conexão feita sem a necessidade de cabos e fios. Sendo possível vários dispositivos se conectarem em uma mesma rede. Wikipedia- acesso dia 13 de julho de 2020.

As sementes podem cair num solo pedregoso, onde não há oportunidade da semente deitar raízes profundas e assim o vegetal desfalece. A missão da semente não se concretiza.

As sementes podem cair num terreno espinhoso e a plântula morrer asfixiada,  finalmente, se cair em solo fecundo, com água a planta se desenvolverá.

Assim, são os corações e mentes das pessoas. Às vezes são terrenos pedregosos- onde é muito difícil que a palavra ecoe, onde a frágil raiz consegue se embrenhar.

As sementes podem ser jogadas em locais espinhosos, onde são .sufocadas pelos espinhos. Onde palavras são ditas com um ruído de fundo, alto e sufocante, não tem espaço para cumprir sua função.

O solo fecundo são mentes abertas ao pensamento e ao diálogo. A semente que cai, viceja em frutos.

As sementes são palavras, frutos as consequências

Não sou Jesus Cristo nem nenhuma evangelista, muito menos pregadora, apenas eu me apropriei de uma parábola onde achei uma bonita metáfora entre ser blogueira e o semeador.

Quem escreve sempre procura que suas palavras caiam em solo fecundo, receptivo à vida.

Quem escreve deve lançar ideias e reflexões, não escrever por escrever.

Tudo bem se o solo não é fecundo, mas a palavra foi lançada.

Eu jogo sementes ao vento, espero dispersar boas plantas; enfim, tudo isso é uma parábola.

Falando como bióloga as sementes podem ser dispersadas de muitas formas. Não somente pelo vento; podem ser transportadas  pelos animais no pelo; através do trato digestivo destes quando comem os frutos;  pela água etc . E na maioria das vezes, para deitar a pequena raiz precisa de água e intensos arranjos metabólicos de hormônios na pequena semente

Contudo eu  serei bióloga e semeadora, enviarei minhas sementes via Wi-Fi e vocês também a receberão assim. Sinal dos tempos modernos.

 

“… As pessoas estão querendo o que eu tenho para oferecer? Se não, o que posso fazer diferente?

… O que vocês fizeram por mim? Onde estavam na crise?

Aqueles que se posicionaram contundentemente a favor de quem precisa terão dianteira enorme nos corações e nas mentes das pessoas quando a crise passar. E ela vai passar”

 

Onde vocês estavam na crise? Nizan Guanaes. Folha de São Paulo, 14 de julho de 2020

 

“Quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia.” Guimarães Rosa