O que aconteceu no ECTRIMS?

ectrims2015

Os destaques da maior conferência científica do mundo sobre a esclerose múltipla

A maior conferência científica do mundo sobre a Esclerose Múltipla aconteceu em Barcelona na semana passada. Um número recorde de participantes (cerca de 9.000), incluindo o pessoal organizador da MSIF e as organizações membros, marcaram presença no 31º ECTRIMS (Comitê Europeu Para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla) para discutir sobre os avanços nos temas relacionados à EM.

O stand da MSIF na sala de exposições atraiu muitos visitantes e funcionou como uma central para reuniões com representantes de organizações de EM pelo mundo afora. Tivemos uma grande exibição de painéis e outros materiais de nossos membros (e nós gostaríamos de ter ainda mais no próximo ano!).

Dia 1

O ECTRIMS começou com aulas sobre temas que vão desde a gravidez até Esclerose Múltipla Pediátrica, seguidas pelo encontro do “Jovem Pesquisador”, no período da tarde.

Prêmio “Jovem Pesquisador”

Em 2015 o prêmio foi concedido ao Dr. Mauricio Farez da Argentina por sua apresentação intitulada “Melatonina contribui para a sazonalidade de vários surtos da esclerose múltipla”. Este trabalho foi feito em colaboração com o Prof. Jorge Correale (FLENI, Argentina) e Prof. Francis Quintana (Harvard Medical School, EUA) e foi recentemente publicado na Cell (Pubmed ID: 26359987).

Dia 2

O segundo dia começou com uma recepção do Presidente do ECTRIMS, Prof. Xavier Montalban, seguido de uma palestra plenária do Prof. Alan Thompson sobre ‘Esclerose Múltipla Progressiva – como vamos enfrentar o desafio terapêutico?”, Apresentando novas iniciativas, incluindo a Progressive MS Alliance International, a qual aMSIF é uma gestora membro.

Outras sessões incluíram ‘Sociedade e EM’, ‘Desafios na concepção do ensaio clínico “e” MRI e cognição “, bem como a sessão dos temas quentes’ como ” EM precoce ‘,’ Cuidar da EM 3.0′ e ‘novos atores na EM imunopatogenese’.

Reunião do Conselho Medico-Científico da MSIF

Foi realizada a reunião anual do conselho, reunindo cerca de 50 especialistas em EM de todo o mundo para discutir a estratégia de investigação da MSIF e o progresso de nosso programa de pesquisa em nossas áreas prioritárias de EM progressiva, EM pediátrica e células-tronco, assim como nossos prêmios de pesquisa (Charcot, as bolsas de estudo McDonald e subsídios Du PRE). Pela primeira vez, a reunião também contou com a presença pessoal de pesquisa das nossas organizações membros.

Dia 3

Durante a manhã houve uma sessão chamada “A EM poderá ser evitada?” incluindo apresentações interessantes do Prof. Jorge Correale sobre fatores ambientais, uma discussão sobre microbiota (modulação da microbiota: amigo ou inimigo) pelo Prof. Reinhard Hohlfeld, e várias outras discussões sobre o papel das comorbidades, fatores alimentares e genéticos.

As sessões da tarde foram focadas em terapias, diagnóstico e neurodegeneração seguidas por sessões paralelas do tipo “temas quentes” sobre estratégias de inovação terapêutica, atrofia e epidemiologia de doenças desmielinizantes fora da Europa e América do Norte, que contaram com várias apresentações sobre o aumento da prevalência da EM no Irã e no Oriente Médio.

Evento Conjunto MSIF / ECTRIMS

Todos os anos, a MSIF hospeda um evento especial reunindo beneficiários atuais e passados ​​de nossos prêmios de pesquisa para uma noite de apresentações e networking. Este ano, uniram-se com ECTRIMS para sediar um evento conjunto maior e melhor, com a participação de quase 100 alunos, pesquisadores sêniores e funcionários de organizações de Esclerose Múltipla.

Dia 4

O último dia no ECTRIMS começou com uma sessão de ‘notícias de última hora’, apresentando os resultados aguardados do estudo OROTARIO de ocrelizumab em EM progressiva primária, o que reduziu significativamente o risco de progressão da incapacidade clínica em 24% e é o primeiro ensaio clínico em grande escala positivo para o tratamento da EM progressiva primária.

Outro resultado interessante foi a partir do pequeno ensaio de minociclina, um antibiótico seguro, barato e comumente usado, que mostrou uma redução no risco de 45% na conversão para a EM a partir de um primeiro evento clínico desmielinizante chamado síndrome clinicamente isolada (CIS).

Prêmio Charcot

O prêmio bienal do MSIF pelo conjunto da obra na investigação sobre a compreensão ou o tratamento da EM foi dado ao Prof. Giancarlo Comi em reconhecimento às suas realizações notáveis ​​nos domínios da fisiopatologia e tratamento da Esclerose Múltipla. Prof. Comi foi pioneiro na defesa de tratamento precoce, um tema que foi muito discutido durante o ECTRIMS. Sua palestra foi sobre ‘Evolução de conceitos no tratamento da EM’.

– Saiba mais em: http://www.msif.org/news/2015/10/14/what-happened-at-ectrims/#sthash.oAbsniXO.dpuf