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    Nutrição

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    verdurasNUTRIÇÃO

    Existe uma dieta recomendada para pessoas com esclerose múltipla?

    Não existem dados conclusivos que favorece uma dieta especial para esclerose múltipla. Mas manter uma dieta saudável é uma parte fundamental de sua saúde geral.

    O que é considerado uma dieta saudável? Para a maioria dos adultos, é um plano alimentar que é pobre em gordura e inclui uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, rica em fibras, como grãos, frutas e legumes, assim como alguns alimentos ricos em proteína como carnes magras, peixes ou de baixa gordura. Sempre fale com seu médico antes de iniciar qualquer dieta ou programa alimentar.

    nutriPIRÂMIDE DA ALIMENTAÇÃO

    A Pirâmide Alimentar estimula os princípios básicos de uma dieta saudável: variedade, equilíbrio e moderação. Ela demonstra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados em sua dieta.

    Assim, a base da Pirâmide é constituída de alimentos que devem ser consumidos com freqüência (cereais, pães, e massas), enquanto que no topo estão os que devem ser consumidos com moderação (gorduras, óleos e açúcares).

    As porções da dieta vai depender das necessidades de cada um. Basicamente, a proporção aproximada dos diferentes
    grupos é:

    Base: cereais, pães, arroz e massas – 6 a 11 porções.
    Vegetais: verduras e legumes – 3 a 5 porções, frutas – 2 a 4 porções, carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes – 2 a 3 porções

    Laticínios: leite, iogurte e queijos – 2 a 3 porções
    Gorduras, óleos e açúcares – use de forma reduzida

    O que conta como uma porção de frutas ou vegetais?

    Frutas: 1 pedaço médio de fruta como maçã, banana ou laranja
    1/2 xícara de frutas picadas, cozidas ou em conserva
    3/4 de xícara de suco de fruta.

    Vegetais: 1 xícara de vegetais folhudos crus
    1/2 xícara de outros vegetais — cozidos ou picados crus
    3/4 de xícara de suco de vegetais

    ESTRATÉGIAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    Algumas dicas úteis para a sua dieta:

    ABEM Mantenha um diário alimentar. Em seguida, compare o que você come com o Departamento dos EUA de Alimentos da Agricultura
      recomendações da Pirâmide. Isto pode ajudá-lo a identificar as mudanças que você pode fazer em sua dieta.
    ABEM Controle suas porções. Demora 20 minutos antes de começar a sentir-se satisfeito, então tente comer porções menores e comer
      lentamente. A ingestão de alimentos em menor quantidade de comida dará a sensação de saciedade.
    ABEM Faça substituições baixo teor de gordura. Escolha frutas frescas ou iogurte ao invés de sorvete, peito de peru no sanduíche ao invés
      de presunto, e vegetais ao invés de batatas fritas.
    ABEM Não se esqueça da fibra. Coma alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas e legumes. Estes alimentos podem ajudá-lo a
      se sentir satisfeito, o que diminui o desejo de comer mais.
    ABEM Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar e outros adoçantes, incluindo grãos “brancos” refinados. Eles muito calóricos, mas
      não oferecem o valor nutricional que o seu corpo necessita. Por exemplo, escolha arroz integral em vez de arroz branco, pão de trigo
      integral sobre o pão branco.
    ABEM Mantenha-se hidratado. A água ajuda a manter a temperatura corporal normal. Para algumas pessoas, um aumento da temperatura
      corporal podem temporariamente exacerbar os sintomas ou levar a fadiga.
    ABEM Planeje com antecedência. Coma um lanche saudável antes de ir a uma festa ou outros eventos sociais, isso pode ajudar a inibir o seu
      apetite para comer alimentos ricos em calorias.
    ABEM Comece devagar. Ao mudar sua dieta, é melhor começar devagar. Dietas que envolvem mudanças dramáticas são mais difíceis para
      se manter.
    ABEM Entender a ligação entre comer e emoções. Por exemplo, às vezes as pessoas comem demais ou muito pouco quando estão
      estressadas. Se você notar mudanças em seus hábitos alimentares relacionados com o seu humor, converse com seu médico.

    Definir metas

    Mudar os hábitos alimentares enraizados pode ser difícil. Para ajudar a ter novos hábitos alimentares, estabeleça metas facilmente atingíveis.

    Aqui estão algumas sugestões:

    Experimente um novo alimento saudável ou uma nova receita, uma vez por mês.
    Cortar a sobremesa das refeições, uma ou duas vezes por semana.
    Se você beber muito refrigerante, tente evitar ingerir uma ou duas vezes por semana.

    Pense em metas que irão funcionar melhor para você. Você também pode pedir a seu profissional de saúde para outras ideias.

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