NOTA – FALTA DE MEDICAMENTO NO SUS

 

A ABEM, na qualidade de associação privada, autônoma e sem fins econômicos, é entidade que há 33 anos trabalha pela divulgação da EM, e suas terapias, bem como para prestar assistência e orientação às pessoas com Esclerose Múltipla, seus familiares e toda a sociedade.

 

Neste sentido, a ABEM tem trabalhado por melhores políticas para os pacientes com EM, através das ações de Advocacy, coordenada pela nossa advogada ,Sumaya Caldas Afif, que é responsável pelo departamento institucional da ABEM em nível Brasil.

 

Estas ações visam, não só o acesso ao tratamento medicamentoso, mas também ao tratamento por meio de reabilitação.

 

Trabalhamos também pela integração entre as associações de EM por todo o Brasil e no mundo; por melhores políticas socioeconômicas, como empregabilidade, benefícios previdenciários, melhor aproveitamento do recurso do FGTS; pela divulgação da EM a fim de sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para esta doença, ainda tão mistificada.

 

Somente vamos conseguir construir uma sociedade mais justa e fraterna quando houve o engajamento de todos nestas ações de transformação da sociedade.

 

Temos observado, pelas redes sociais, alguns depoimentos sobre a falta de medicamento de alto custo.

 

Para que possamos ter números reais para fundamentar as ações junto ao governo, no que se refere à falta de medicamento, é necessário conhecer estes números mais de perto.

 

Se você é usuário do SUS e recebe medicamento de alto custo para a EM, pedimos que envie um e-mail para estagio.juridico@abem.org.br , informando:

 

Nome completo:

CPF:

Endereço:

Local de retirado do Medicamento:

Medicamento que utilizada:

A quantos dias está sem o medicamento:

 

Desta forma, vamos conseguir reunir informações para cobrarmos do SUS um posicionamento acerca da indisponibilidade dos medicamentos.

 

Com estes números também iremos conseguir melhor acompanhamento e um plano de contingência para o SUS, a fim de evitar futuras interrupções no fornecimento.

 

Contamos com a sua ajuda! #juntossomosmaisfortes

 

Atenciosamente,

 

Juridico ABEM

Dra. Sumaya Caldas Afif – ( OAB 203452)

E-mail:  estagio.juridico@abem.org.br