Montanha Russa

Estou atrasada, eu sei, não consigo achar uma justificativa melhor para meu atraso que uma gripe; daquelas danadas, com direito a nariz entupido e tosse.

O assunto, porém não é esse. Muito embora, voltarei a ele depois.

Quero falar hoje de montanha russa, aquele brinquedo que dá um frio na barriga e  que alguns insistem emir de olhos fechados, o vento batendo no rosto, e o estômago no coração.

Refletindo bem, não é exatamente  sobre ele, mas uma comparação da nossa doença com o brinquedo.

Todos nós vivemos momentos de altos e baixos, uma alegria, uma tristeza, mais análogo a uma gangorra citando a analogia de brinquedos.

A esclerose múltipla parece uma montanha de emoções, um dia você está muito bem, consegue desempenhar todas as atividades de vida diária, as famosas AVDs; outro dia não consegue amarrar os sapatos, escovar os dentes, comer…

Fisicamente abalados, os quebradinhos revoltam-se, mas há também a montanha russa de emoções que ocorrem associadas ou não , à montanha russa de condições físicas.

É um “looping” de tristeza, ansiedade, rebeldia, não aceitação:- por que fiquei assim? – estava tão bem.

Da mesma forma que subimos e descemos numa gangorra na vida (pelo menos na maioria das vezes, não como montanha russa) para um portador de esclerose múltipla, as condições físicas e as emoções podem ocorrer; vertiginosamente.

Não estou dizendo que é uma característica clínica da doença; apenas que é uma observação, uma impressão, minha vida e acho que muitos compartilhem dessa impressão, parece uma montanha russa; cada mergulho um flash.

Tudo é muito rápido, a tristeza, a alegria, a capacidade de fazer ou não.

A diferença da gangorra é a emoção do brinquedo, para qual muitas vezes não estamos preparados, tudo é muito rápido, o silêncio, o barulho.

Sinto que o mundo cai vertiginosamente e com muito peso no meu colo e parafraseando Carlos D. De Andrade , o poeta, “ não pesa mais que a mão de uma criança”.

E para você amigo (a) , sua impressão é a mesma que a minha? A vida é uma gangorra ou uma montanha russa?

Ps: Quanto ao resfriado, já é incapacitante para muitas pessoas, para mim em especial: o que me aborrece é a tosse, ela faz meu corpo inteiro estremecer e eu fico mais cansada, mais que o normal. Não preciso dizer que detesto estar gripada.