Minha jornada com Esclerose Múltipla – Depoimento de Deize Conrado Lima

EM DeizeLima1Fui diagnosticada com Esclerose Múltipla (EM) em Novembro de 2013. Tudo aconteceu na Australia, país onde moro  desde 2006.  Minhas pernas adormeceram, a dormência subiu  para a cintura e então  para as mãos e pescoço. O clínico geral passou o meu caso para um medico especializado em medicina desportiva, o qual me encaminhou para uma neurologista. A neurologista fez exames detalhados e concluiu: Esclerose Múltipla.

Como lidar com a EM em um pais diferente do seu, sem família, sem os amigos mais próximos , sem apoio? Eu só tinha o meu marido e minha filha de 4 anos para cuidar. Como ser mãe com Esclerose Múltipla, sem ninguem para ajudar? Essas eram perguntas constantes que vinham na minha cabeça.

Com o passar do tempo fui aprendendo a lidar com o meu corpo e com as emoções; aceitar a doença foi a parte mais difícil. Eu via que não conseguia fazer mais as coisas como antes, com a mesma energia. Tontura, cansaço e dormência eram parte da minha nova rotina e isso era muito difícil de aceitar.

Foi então que eu comecei pesquisar histórias de outras pessoas vivendo essa mesma situação – eu estava curiosa para saber como outros estariam lidando com a EM. Eu me recusava a ouvir histórias negativas e procurava depoimentos que me motivassem a encontrar uma solução, a fazer diferente, a enfrentar a doença de maneira positiva. Encontrei algumas pessoas nos Estados Unidos que mudaram o seu estilo de vida e com resultados positivos. Focando na experiência dessas pessoas, decidi mudar o meu estilo de vida: alimentação saudável (includindo suplementos), yoga, meditação e muito exercício, tudo combinado com o tratamento convencional com medicamento.

Hoje  eu estou praticamente sem sintomas; ainda tenho meus momentos de fadiga, mas consigo fazer mais do que eu imaginava. Tudo melhorou:  flexibilidade, equilíbrio, força.  Tenho ainda um pouco de dormência na mão direita mas isso não me impede de fazer nada. Mantenho uma rotina de exercícios com musculação de 3 a 4 vezes por semana,  yoga e meditação 3 x por semana  e ando de bicicleta nas horas livres.  Minha alimentação é a mais natural possível, mas não excluí nada.  Apenas evito o que não é saudável.

Aqui na Austrália, a MS Society (Sociedade de Esclerose Múltipla) oferece vários tipos de suporte para portadores de EM. Não posso deixar de registrar como a ajuda deles tem sido fundamental na minha vida! Entre outras atividades, eles organizam um evento ciclístico para arrecadar fundos para a MS Society. As pessoas podem participar pedalando (30 ou 50km) ou fazendo doações para alguém que está inscrito no evento.  Eu sou tão grata pelo apoio da MS Society que resolvi  aceitar o desafio e participar do evento e pedalar 30km!

Eu não sabia se ia conseguir, não sabia como minhas pernas iam lidar com tudo ou se eu ia ficar cansada. Tudo era uma incógnita. Foi aí que um grande colega, também com Esclerose Múltipla, incentivou-me a participar do evento e disse que participaria dessa aventura comigo. Pois bem, treinamos – cada um no seu ritmo e no seu tempo – e esperamos ansiosamente pelo dia.

Em 19 de abril de 2015, dia do evento – o tempo mudou completamente, a temperatura caiu, choveu granizo e os ventos eram tão fortes que eu duvidava que iria conseguir pedalar os 30km naquelas condições. Muita gente me dizendo para não ir, pois não valia a pena o risco. Mas eu disse: “ Eu treinei, estou preparada e quero tentar, se não conseguir tudo bem, mas eu quero tentar”  E assim fui, meu amigo esclerosado também não desistiu.  Juntos, somos invencíveis!  Até brincamos um com o outro de que quem caísse primeiro, o outro ajudaria a levantar. Após 2 horas e meia de aventura em meio a ventos, frio e chuva, conseguimos terminar a prova numa alegria contagiante. A sensação de dever cumprido e desafio vencido foi incrível, melhor do que eu podia imaginar.

Receber o diagnóstico de Esclerose Múltipla é uma experiência horrível, mas a medida em que conseguimos aceitar e aprender a lidar com a doença de uma forma diferente, conseguimos perceber que é possível conquistar muita coisa. As vezes eu me surpreendo fazendo o que antes achava que não era mais possível, por isso não desistam! Tudo é possível quando a gente quer e tem vontade.