Mesa Lira: instrumento da Musicoterapia

MESA_LIRA

A Mesa Lira é um dos instrumentos da musicoterapia, ciência que utiliza frequências sonoras, sons e músicas como ferramentas terapêuticas. No tratamento com a Mesa Lira, o paciente deita em cima de uma grande caixa (daí o nome “mesa”) de ressonância com quarenta e duas cordas na parte de baixo, todas afinadas em Ré. O terapeuta então dedilha as cordas variando a intensidade e velocidade, o que pode levar a diversas sensações, como um profundo relaxamento.

Além de alcançar a audição, a terapia proporciona uma “massagem sonora” percebida por todo o corpo, atingindo principalmente os sistemas nervoso, respiratório e muscular, e causa alívio em dores musculares, ansiedade e na capacidade respiratória. É indicada para pacientes com doenças neurológicas, como a esclerose múltipla, ou de dores crônicas e musculares, além de estresse, insônia, autismo, entre outros.

Nós da ABEM procuramos sempre nos manter atualizados quanto aos novos tratamentos disponíveis para, dessa forma, aliviar as tensões e o estresse vivenciados por nossos pacientes no dia a dia. Durante uma hora, a nossa terapeuta Tereza Kam aproveitará também outras técnicas holísticas como o Litoterapia, Radiestesia e Cromoterapia, de acordo com a energia e necessidade do paciente.

Tubos Sonoros
Juntamente com a Mesa Lira utilizaremos um jogo de Tubos Sonoros afinados em uma sequência de 5as (Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si) suspensos sobre o paciente. A atuação vibratória dos tubos é direcionada aos centros energéticos do corpo e age através de ressonância com os mesmos. Apesar de sua atuação sutil, é claramente perceptível pelo paciente e pode ser medida por meio de técnica radiestésica.

Serviço

■ Para agendamento, ligue (11) 5587-6050

■ As sessões acontecem às segundas-feiras, das 08h00 às 16h00 e às quartas-feiras, das 08h00 às 12h00.

Quem pode participar?
■ Familiares, amigos e cuidadores poderão participar desde que estejam com a situação cadastral em dia.