Fisiologia

Fiquei pensando sobre o que escrever e, aceitando sugestões, escrevi dobre um tema um pouco árido, mas não menos importante: o funcionamento de um organismo. Da fisiologia palavra difícil, mas que encerra grande beleza.

O funcionamento dos seres vivos: plantas e animais.

É estranho, mas você já parou para pensar quantas funções são desempenhadas para que um organismo dê certo.

Ele precisa de energia e de sua gestão.

O que um ser vivo faz? Respira, alimenta-se, movimenta-se, reproduz-se e morre.

Alguém se habilita a dizer, como isso acontece? Para simplificar, vou falar de funcionamento ao nível macroscópico, microscópico e molecular.

Exemplifico também com o corpo humano porque é mais próximo de nós, mas animais. plantas e micro-organismos também  participam e dependem desses processos.

O ser humano respira, temos narinas, traqueia pulmões. Como eles funcionam? O ar entra pelas narinas, é conduzido até os pulmões. Temos músculos que funcionam alternadamente para esse ar chegar aos pulmões. Microscopicamente, os alvéolos estão trocando gases, molecularmente o gás carbônico é trocado pelo oxigenio.

Tudo depende de sua visão macro,  micro ou molecular. O ser humano caminha, os sistemas muscular e esquelético se unem harmonicamente.

O alimento chega ao sistema digestório, como? Pela boca com ação dos dentes, o alimento e conduzido pelo tubo digestivo: esôfago, estômago e intestino. Essa é a parte mecânica da digestão. Na parte molecular o alimento digerido por ação de enzimas, secretadas pelo estômago e intestino. Temos o funcionamento, a fisiologia macro, micro e molecular.

Cansou só de imaginar tudo isso? O funcionamento harmonioso de todo corpo humano precisa de coordenação e regulação. É onde entram nosso sistema nervoso e endocrino (glândulas ou estruturas que secretam hormônios).

Nosso cérebro participa das ações de regulação e coordenação.

Imaginem uma fábrica, sem um gestor, as máquinas que funcionam em série. Alguém precisa por ordem na bagunça, e isso quem faz no corpo humano é o sistema nervoso e o endócrino, o mensageiro, que diz: é hora de ligar a máquina.

O sistema nervoso funciona molecularmente com neurotransmissores e impulsos elétricos.

Complicou o suficiente? Imagine o ato de alimentar, quanto há de órgãos, estrutura s sendo alocados e quanta “regência”  o processo precisa.  Como e quando o corpo sabe quando liberar a enzima digestiva.

Imagine agora isso para todas funções do corpo: respiração, digestão, excreção, movimentação e tantas outras. Todos os níveis da fisiologia macro, micro, molecular para todas funções…..

Deixando mais “uma pulga atrás da orelha” , todos os seres vivos apresentam essa fisiologia. Até plantas, micro-organismos, virus, de maneiras diversas, mas o funcionamento desses seres vivos, sim depende dessa fisiologia.

É o que é fisiologia mesmo é o estudo do funcionamento.

Tema complexo e belo, mas que exige muito conhecimento.

Queria somente, que vocês sentissem que o complexo, também é belo.

“Toda a beleza do corpo é a congruência 
de partes com uma certa suavidade de cor.”

Santo Agostinho