• 04 MAIO 18
    • 25
    Finalizar uma etapa

    Finalizar uma etapa

    Qualquer que seja  o fim, na vida as coisas temporais tem um fim. Podemos gostar ou não, mas elas têm fim. O fim pode ser bom ou ruim, não sei, talvez indiferente.

    Quando um acontecimento é desagradável, esperamos que termine logo. Quando estamos ”curtindo”, queremos que não termine jamais.

    Vou começar falando da finitude dos recursos da Terra; vivemos exaurindo recursos (água, combustíveis fósseis…). Vivemos como se ela fosse eterna, ou como se cada dia pudéssemos nascer num planeta diferente e cheio de recursos infinitos.

    A finitude do amor numa relação; o fim de uma amizade o fim da vida. Estamos exaurindo recursos sempre, esgotando sentimentos e  bom senso.

    O fim é o esgotamento dos recursos sejam lá quais eles forem: emoções raciocínios, materiais , saúde.

    A vida também tem um fim que corresponde ao esgotamento dos recursos utilizados para que a vida continue. Esgotamento físico de músculos, falência de órgãos,

    Parar de respirar, cérebro sem atividade tudo que em vida promove a continuidade (respirar, coração bater, cérebro com atividade).

    A existência é diferente da vida. Vida é um processo complexo de certa forma de existência. Nossa matéria, o corpo, não vai deixar de existir; ela vai se transformar.  Somos feitos de matéria orgânica e ela se transforma . Deixamos de existir?

    Nossas ideias vão ser contadas por outrem mas vamos continuar a existir? Não sei, mas acho que sim. Como unidade humana não, mas como parte de um organismo maior; a natureza.

    Existir, pelas lembranças que deixarmos, na mente de outras pessoas; nas nossas criações, ou melhor nossas adaptações; assim  nossa existência se completará.

    Finalizar  uma etapa é a transformação em outra. Não há fim. Apenas a nossa reciclagem

     

    In memoriam a dois colegas da Abem que faleceram  recentemente.

     

     A vida não cumpre o fim em si mesmo.

    Leave a reply →
  • Posted by Rosiris Costa on 4 de Maio de 2018, 18:31

    Excelente texto que nos leva a refletir sobre a nossa existência.

    Reply →
  • Posted by Rosiris Costa on 4 de Maio de 2018, 18:31

    Excelente texto que nos leva a refletir sobre a nossa existência.

    Reply →
  • Posted by Deborah Yara on 4 de Maio de 2018, 19:57

    Lindo texto Re. Nunca queremos o fim, ou pelo menos quase nunca….. Mas ele vem, pelo menos na dimensão que somos capazes de tocar e enxergar!!!! Mas vc disse bem, nos reciclamos é isso é, ao meu ver, incrível. Bjs

    Reply →
  • Posted by Suzete on 4 de Maio de 2018, 20:34

    Pura verdade!

    Reply →
  • Posted by Suzete on 4 de Maio de 2018, 20:34

    Pura verdade!

    Reply →

Leave a reply

Cancel reply