Fabricação de kits

Pensei nisso, numa madrugada insone: geralmente, é isso que acontece com escritores amadores como eu; mas retornando ao assunto… O que vocês acham de kits para sobrevivermos no dia de hoje?

Tem o kit sobrevivência meteorológica na cidade de São Paulo: guarda chuva, agasalho e garrafinha de água para dias para lá de secos.

O kit do hipocondríaco: remédio para dor de cabeça, dor geral, antitérmico, curativos (band aid).

Kit pobreza: algumas moedas, cobertor cinza , tigelinha para comer e cachorro.

Kit riqueza: dinheiro no cartão, perfume e cachorro

Kit do estudante: livro, lápis e ingresso para protesto contra tudo e todos, não necessariamente nessa ordem

Kit  mãe: fraldas, mamadeira, brinquedos, mantinha, água, bolacha- carrinho de bebê e tudo mais que só a mãe pode fornecer ao seu rebento para confortá-lo

Kit vó: agulhas de tricô, de crochê, óculos, bolo delicioso.

Kit do esclerosado: fraldas, bengala ou cadeira de rodas e cansaço.

Kit do infeliz: lenços de papel e o peso do mundo.

Brincadeiras à parte, é somente para lembrar que gostamos de categorizar tudo que vemos e criamos estereótipos.  A categorização vem de longa data acompanhando a humanidade : temos na ciência os sistemas de classificação de seres vivos,  o sistema de classificação de doenças o famoso CID, que nós esclerosados conhecemos tão bem (Já pensou na dificuldade em se dizer que uma pessoa esta resfriada, para que descrever todos sintomas se podemos resumir com uma palavra ou letras todos eles?)

É claro , que ninguém sai por aí perguntando, a qual reino você pertence, ou qual seu CID de doença. ( -Oi bom dia. Qual o seu CID? O meu é G35 ).

Os sistemas de classificação são práticos e permitem concluir e caracterizar rápido e com eficiência determinados objetos, seres vivos ou pessoas.

Entretanto, quando nós fazemos uma categorização, podemos acordar preconceitos que estão adormecidos em nosso íntimo.

Como a brincadeira dos kits, formamos um conceito de determinado grupo, achamos que o caracterizamos e pontuamos suas necessidades (o kit, na brincadeira).

Precisamos tomar cuidado; categorizar envolve  rapidez e praticidade, mas podem despertar preconceitos .

E você amigo(a), já escolheu seu kit? Preparar o Kit dos outros é fácil….