Exercício físico

exercicioEXERCÍCIO FÍSICO

Mexa-se! Os benefícios do exercício

Exercício pode ajudar a melhorar sua força e sua disposição. Se você tem esclerose múltipla recidivante, você pode estar preocupado em ter energia suficiente, força ou coordenação para o exercício. Felizmente, existem muitas maneiras diferentes de fazer exercício físico e diferentes tipos de exercícios que se adequam a uma variedade de níveis de aptidão e habilidades físicas. Antes de começar qualquer exercício, fale com o seu profissional de saúde sobre o desenvolvimento de um programa que é certo para você.

Por onde começar, fale com o seu profissional de saúde.

O seu médico pode sugerir um programa de exercícios com base na sua situação individual. Ele ou ela pode fazer recomendações sobre os tipos de exercícios, e a intensidade e duração dos exercícios. Você também pode ser encaminhado para um fisioterapeuta ou outro profissional que possa ajudar a personalizar um programa para você.

Considerar

Pode ajudar fazendo algumas perguntas a sim mesmo antes de começar.

ABEM Quanto tempo você pode dedicar ao exercício por dia? Por semana?
ABEM Você prefere exercitar sozinho, com um amigo ou com um grupo?
ABEM Existem exercícios que você já ouviu seus amigos falarem?
ABEM Você gosta de estar ao ar livre?
ABEM Você possui algum equipamento do exercício?
ABEM Você pertence a algum clube ou tem acesso a quadras de esportes e piscina?
ABEM Estão lá todos os esportes ou atividades que atualmente participa ou gostaria de participar?
ABEM Os membros da sua família estão envolvidos em um programa de exercícios?

Perguntas como essas podem ajudar você e seu profissional de saúde personalizar um programa de exercícios que se encaixe em seu estilo de vida.

Não se preocupe

O exercício não precisa ser extenuante e suado. Mesmo as atividades diárias como caminhar até o ônibus ou afazeres domésticos podem ser uma forma de exercício. Existe uma grande variedade de atividades físicas que você pode envolver-se em apenas 30 minutos por dia que podem ajudar você a aproveitar os benefícios dos exercícios.

Existem tantas maneiras de começar uma atividade física regular, aqui estão
alguns exemplos:

ABEM O exercício aeróbico inclui qualquer atividade que fortalece o coração e os pulmões, incluindo o passeio, ciclismo e corrida.
ABEM Natação oferece um baixo impacto do exercício aeróbio, bem como as vantagens de estar na água.
ABEM A água pode ajudar a manter o corpo fresco e confortável, e a flutuabilidade pode ajudar os músculos atingir uma amplitude maior
  dos movimentos.
ABEM Yoga, adequado para vários níveis de condicionamento físico. Ajuda a criar mais força, resistência e flexibilidade.
ABEM Pilates baseado no correto alinhamento corporal e focada na coordenação e tônus muscular.
ABEM Os exercícios de não impacto, as atividades não tem peso e muitas vezes são realizadas deitado.
ABEM Tai Chi outro exercício físico suave. Trata-se de uma variedade de posturas e movimentos que são apropriados para diferentes níveis
  de condicionamento físico e pode ser realizado sentado ou em pé.
ABEM Você pode ir em seu próprio ritmo, e porque existem mais de 100 movimentos e posições, oferece variedade, o que ajuda a manter
  as pessoas envolvidas e motivadas.
ABEM Exercícios na bola ajudam a melhorar o equilíbrio e a estabilidade. Estes exercícios devem ser realizados sob a orientação de um
  fisioterapeuta ou profissional de saúde.

Pode ser difícil às vezes manter uma rotina de exercícios, mas tente ser disciplinado. Incorpore o exercício em sua vida e não perca a motivação. O exercício praticado diariamente trará bem-estar em sua vida. Quando você começar a se exercitar regularmente (sob a orientação do seu médico), verá os seus benefícios e terá mais motivação para continuar se exercitando.

Como os exercícios podem ajudar a controlar os sintomas do EM?

Exercícios podem ajudar em alguns sintomas de EM, incluindo:

ABEM Melhoria do intestino e da bexiga
ABEM Redução depressão
ABEM E melhorar a postura e equilíbrio

Jogo seguro

Se você e seu profissional de saúde já tem um plano de exercícios para você, isso é ótimo! Mas não se esqueça de tomar algumas precauções para que possa trabalhar de maneira segura e confortável.

ABEM Sempre faça alongamento antes do exercício, e no final.
ABEM Prefira se exercitar em piso antiderrapante. Evite tapetes.
ABEM Ouça o seu corpo. Se começar a doer, ou se sentir mal, pare e faça uma pausa.
ABEM Fique frio. Algumas pessoas com esclerose múltipla são sensíveis ao calor e pode observar que alguns sintomas de EM reaparecem ou agravam-se quando a sua temperatura corporal aumenta.

Aqui estão algumas idéias para vencer o calor durante o exercício:

1. Quando estiver fora, fique fora da luz direta do sol, e tente evitar atividades ao ar livre prolongada durante o dia. De manhã cedo ou à noite é o melhor horário para se exercitar, desde que haja muita luz para você se exercitar com segurança.
2. Mantenha-se hidratado.
3. A natação é uma ótima maneira de manter em forma e fresco, ao mesmo tempo.
4. Converse com seu médico sobre dicas para ajudar a lidar com o calor.

Lembre-se, você deve sempre chamar o seu profissional de saúde imediatamente se tiver quaisquer dúvidas ou preocupações sobre sua condição.