EQUOTERAPIA

Equoterapia

ADando início há um ano repleto de novidades, planejado com carinho para os portadores de E.M, a ABEM inicia a partir de fevereiro, outra forma de reabilitação conhecida como EQUOTERAPIA, que será realizada no 9° Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, próximo ao centro da cidade de São Paulo.

A Equoterapia foi iniciada na década de 70 por uma fisioterapeuta austríaca que procurava uma técnica diferente para aplicar em seus pacientes. A nova técnica se difundiu, transformando-se em uma terapia alternativa.

A Equoterapia é um método de tratamento que visa à reabilitação física e mental de pessoas portadoras de necessidades especiais, dificuldades ou deficiências físicas, mentais e/ou psicológica, que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar.

O cavalo, neste método, entra como um agente facilitador, proporcionando aos praticantes ganhos físicos e psicológicos, exigindo um trabalho muscular intenso e contribuição para adequação do tônus, melhora da coordenação e do equilíbrio.

O cavalo oferece uma boa contribuição terapêutica para pessoas com problemas neurológicos como hemiplegia, diplegia, tetraplegia, ataxia, entre outras. Sendo assim, a base da Equoterapia está na movimentação do animal, pois aciona os mesmos músculos que o ser humano. Deste modo, a pessoa que estiver montada sofre estímulos em todos os músculos que normalmente usaria para andar, e ao mesmo tempo, se esforça para manter o equilíbrio.

FONTE:
 UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO
PAULA BROSCO VENTRELLA
KAROLINE NELLI PRUDENCIATTI
A EQUOTERAPIA COMO RECURSO
TERAPÊUTICO NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PACIENTES
NEUROLÓGICOS
BAURU/2006
  

Maiores informações
Fale Conosco: 5587-6050 – Serviço Social