EQUILÍBRIO – Blog da Daniela

Uma palavra simples que significa tanto para quem tem Esclerose Múltipla. Quando fui diagnostica logo percebi que este seria um desafio a ser superado, porém percebi também que além do equilíbrio físico precisaria de muito equilíbrio psicológico para encarar os desafios a serem vencidos.

Desde o diagnóstico não tive nenhum surto felizmente, mas por várias vezes tive “crises”, que me levaram a desmaios, fraturas, cortes e a algumas internações.

Desequilíbrio psicológico por passar por algumas situações adversas mexeram com meus pensamentos, meus sentimentos e até com minha dignidade.

O dia-a-dia, o cotidiano, nos impõe obstáculos a superar, que se estivermos equilibrados serão mais fáceis de serem superados.

Passar por separações, desavenças, discussões tornam tudo mais difícil, mais penoso. Nestas horas o apoio familiar e de entes queridos é fundamental para nos ajudar.

Mas, não basta contar apenas com esse apoio, precisamos estar de “cabeça aberta, espinha ereta e coração tranquilo”. Por sorte podemos contar com terapias que nos ajudam a manter as coisas no rumo.

Aprendi que precisamos sempre sermos humildes e solicitar auxílio quando necessário. Não foi fácil admitir isso e aceitar a ajuda, o auxílio, porém o orgulho e a soberba nesses casos causam muitos danos, materiais e morais.

Quando não admitimos que precisamos de ajuda podemos nos machucar e machucar ao próximo.

Equilíbrio é a palavra chave para termos discernimento e clareza quanto às decisões a serem tomadas.

Ninguém disse que viver é fácil, tampouco, viver com uma doença crônica, mas precisamos nos conscientizar de que viver bem é preciso e que ser feliz é a vocação de todos os seres humanos.

“É saber viver!”…

Vivamos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Daniela Fernandes

Abem_06(1)
Daniela Fernandes de Souza, advogada, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do São Bernardo Campo, em 1999, Sempre trabalhou na área de Direito Público. Está diagnosticada com Esclerose Múltipla há oito anos.
É mãe de uma linda garotinha Ana Clara de Souza Fenelon Machado de quatro anos.
Esta aposentada por invalidez desde janeiro de 2016. Seu último emprego foi na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo na Secretaria de Trânsito. Escreveu um livro autobiográfico lançado em outubro de 2015 – “Eu, A Esclerose Mútipla e a Vida”.