DIGNIDADE – Blog da Daniela

Recentemente, estamos ouvindo notícias de que um remédio usado para tratamento da Esclerose Múltipla, AVONEX, deixará de ser fornecido pelo Sistema Público de Saúde.

Quando somos diagnosticados, tudo que queremos é viver bem e com dignidade. Reduzir ou retirar a possibilidades de um tratamento  pode acabar com a qualidade de vida de muitas pessoas.

Temos direito a uma vida digna e de ter acesso aos tratamentos possíveis e já comprovados pela ciência e medicina. Somos cidadãos e principalmente seres humanos e temos direito a viver bem como qualquer outra pessoa.

É difícil a convivência com uma doença crônica, que causa limitações e que nos leva à uma montanha russa constante. Hora estamos muto bem, hora estamos muito mal.

Procurar uma vida estável e uma saúde estável é um desafio que procuramos sempre, pois só assim, creio eu, conseguiremos ter uma vida feliz e normal, o que é tudo que todo ser humano tem direito.

Façamos nossa parte, tomando os medicamentos e fazendo as terapias, que nos ajudam tanto, mas vamos cobrar também nossos direitos de ter uma vida digna e completa.

Todos os dias, enfrentamos desafios ao nos locomovermos e fazermos atividades até que comuns, além das medicações precisamos de transportes acessíveis, calçadas bem feitas e em condições de uso por todos, lugares com entradas e saídas acessíveis, pois infelizmente existem lugares que cadeirantes e até pessoas com mobilidades reduzida não podem simplesmente frequentar.

Acreditam que não consegui entrar no banco só porque estava usando uma bengala? O funcionário, pasmem, pediu que eu deixasse a bengala do lado de fora do banco. Conclusão: não consegui entrar na agência e usar o serviço de banco como qualquer cidadão.

Desrespeito, por isso não podemos deixar que um medicamento importante para nossa saúde deixe de ser fornecido.

Assinem a petição pública pela permanência do AVONEX na rede pública. Não desistamos de nós mesmos.

Juntos somos fortes e venceremos…

Até breve.

ASSINE A PETIÇÃO AQUI

 

Daniela Fernandes

Abem_06(1)
Daniela Fernandes de Souza, advogada, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do São Bernardo Campo, em 1999, Sempre trabalhou na área de Direito Público. Está diagnosticada com Esclerose Múltipla há oito anos.
É mãe de uma linda garotinha Ana Clara de Souza Fenelon Machado de quatro anos.
Esta aposentada por invalidez desde janeiro de 2016. Seu último emprego foi na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo na Secretaria de Trânsito. Escreveu um livro autobiográfico lançado em outubro de 2015 – “Eu, A Esclerose Mútipla e a Vida”.