• 28 FEV 19
    • 0
    DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS!

    DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS!

    Dia Mundial das Doenças Raras: relevância do tratamento da Esclerose Múltipla

    Em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, destaca-se a necessidade de informar e consciencializar a população sobre a Esclerose Múltipla, doença definida como rara pelo Ministério da Saúde.

    A Esclerose Múltipla é uma doença neurodegenerativa complexa, pois pode afetar qualquer parte do cérebro e do corpo, evoluir de várias formas e se manifestar a partir de diversos sinais e sintomas.

    Sinais observados por médicos neurologistas: avaliação clínica e análise de exames de sangue, ressonância magnética e punção lombar (líquor).

    Sintomas frequentes: fadiga, dormência, depressão e dificuldades para urinar, evacuar, enxergar, falar, caminhar e dormir, entre outros.

    A ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, ressalta que a Esclerose Múltipla costuma se apresentar de diferentes modos e varia entre as pessoas acometidas, o que dificulta o diagnóstico preciso. Apesar de não ter prevenção ou cura, o tratamento medicamentoso e a reabilitação multiprofissional, reduzem as incapacidades causadas pela doença e contribui para melhora da qualidade de vida.

    Dúvidas e orientações sobre o assunto, contate a ABEM.

    Leave a reply →

Leave a reply

Cancel reply