Cuidadores, vocês também são importantes na luta contra a Esclerose Múltipla

O diagnóstico da Esclerose Múltipla afeta não só o paciente, mas também as pessoas próximas, como a família e os amigos. Nessa hora, tão importante quanto a ajuda para quem tem EM, é dar atenção para aquelas pessoas que dedicarão parte de suas vidas e do seu tempo nos cuidados com esses pacientes: os cuidadores.

Aqui na ABEM, disponibilizamos um grupo de apoio voltado exclusivamente para ouvi-los. Muitas vezes, esses cuidadores não só convivem com as dificuldades dos pacientes, mas também possuem os seus próprios problemas pessoais e angústias. E é por isso que procuramos saber como esses indivíduos estão, tratando-os sempre com humanidade e cidadania, para que estejam felizes consigo mesmos e, dessa forma, estarem felizes com os pacientes.

E quem indica o Grupo de Cuidadores da ABEM?

Maria Aparecida Juliana, ou apenas Cida, é uma das cuidadora que já participou do Grupo de Cuidadores da ABEM. Ela conta a importância de ter feito parte dessa iniciativa. “É uma troca de informações muito importante, ajuda muito no nosso dia a dia com o paciente”, diz.

Para ela, um dos pontos mais importantes é a questão da ligação emocional proporcionada. “Criamos um vínculo muito forte com os pacientes e outros cuidadores. Acabamos nos tornando muito amigos, quase uma família”, completa.

Serviços:

■ Para agendamento, ligue: (11) 5587-6050.

■ As consultas ocorrem todas as quintas-feiras, das 13h às 15h.

*Aproveite também para almoçar conosco no nosso Espaço Gourmet, todos os dias, das 12h às 13h.