Coronavírus, o ator principal

Esqueci que sou bióloga há muito tempo, mas fiquei com vontade de escrever sobre o Corona vírus. Não bombardear vocês de informações, porque acho que já estão bem informadas demais (ou mal).

Mas não cabe a mim, simples escritora de textos de qualidade até duvidável, escrever sobre a Covid-19, a doença provocada pelo Coronavírus.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19) https://coronavirus.saude.gov.br/ acesso dia 01/04/2020.

Não sou medica, nem virologista; nem epidemiologista. Não sou expert;a prendi que vírus era um ser vivo e até aí, já é questionável.

Quero escrever, sobre as ruas escuras e solitárias, sua bocarra devorando os estabelecimentos, escritórios fechados, a própria ignorância do mundo , a insensatez da solidão de uma noite escura.

Quero escrever sobre mãos que não se tocam e mesmo assim podem selar tratados de paz.

Quero escrever sobre lábios que não tocam o rosto, mas incendeiam as almas de amor e solidariedade.

Quero escrever sobre as coisas que tínhamos e  a que não demos valor.

O vírus , aquele ser insignificante, nem considerado ser vivo por alguns, fechou as mãos e rejeitou o beijo traído, com a desculpa que nos tornaria doentes num  mundo tão cheio de esgotos de nossos caprichos.

Daí, a grande lição que tiramos: – o que vale estar saudável num mundo doente ?

Um simples vírus fez senhores  de engenhos ajoelharem-se , prostrarem-se perante sua divindade.

E você que acredita em ficção científica; a aventura só está começando, ainda temos que ultrapassar o ápice da curva que traçaram para a humanidade se tornar imune.

Com todas essas composições lúgubres ou doces, a evolução da vida vai indo…. Aleatória.

 

Falando como cientista Não se trata de estatísticas  ou da gravidade da doença , é sobre a velocidade de infecção do vírus, a superlotação de nossos hospitais, achatamento de curvas e tudo mais que você ouviu, é importante. Saiba porém, que no fundo  é sobre a decisão de quem vai ocupar o leito da UTI e quem vai morrer, cruel demais para um ser humano decidir.

Faça que essa decisão não tenha que ser tomada

 

# Fique em casa e lave as mãos