
Coronavírus, o ator principal
Esqueci que sou bióloga há muito tempo, mas fiquei com vontade de escrever sobre o Corona vírus. Não bombardear vocês de informações, porque acho que já estão bem informadas demais (ou mal).
Mas não cabe a mim, simples escritora de textos de qualidade até duvidável, escrever sobre a Covid-19, a doença provocada pelo Coronavírus.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19) https://coronavirus.saude.gov.br/ acesso dia 01/04/2020.
Não sou medica, nem virologista; nem epidemiologista. Não sou expert;a prendi que vírus era um ser vivo e até aí, já é questionável.
Quero escrever, sobre as ruas escuras e solitárias, sua bocarra devorando os estabelecimentos, escritórios fechados, a própria ignorância do mundo , a insensatez da solidão de uma noite escura.
Quero escrever sobre mãos que não se tocam e mesmo assim podem selar tratados de paz.
Quero escrever sobre lábios que não tocam o rosto, mas incendeiam as almas de amor e solidariedade.
Quero escrever sobre as coisas que tínhamos e a que não demos valor.
O vírus , aquele ser insignificante, nem considerado ser vivo por alguns, fechou as mãos e rejeitou o beijo traído, com a desculpa que nos tornaria doentes num mundo tão cheio de esgotos de nossos caprichos.
Daí, a grande lição que tiramos: – o que vale estar saudável num mundo doente ?
Um simples vírus fez senhores de engenhos ajoelharem-se , prostrarem-se perante sua divindade.
E você que acredita em ficção científica; a aventura só está começando, ainda temos que ultrapassar o ápice da curva que traçaram para a humanidade se tornar imune.
Com todas essas composições lúgubres ou doces, a evolução da vida vai indo…. Aleatória.
Falando como cientista Não se trata de estatísticas ou da gravidade da doença , é sobre a velocidade de infecção do vírus, a superlotação de nossos hospitais, achatamento de curvas e tudo mais que você ouviu, é importante. Saiba porém, que no fundo é sobre a decisão de quem vai ocupar o leito da UTI e quem vai morrer, cruel demais para um ser humano decidir.
Faça que essa decisão não tenha que ser tomada
# Fique em casa e lave as mãos
Leave a reply →
Aí Re. Tava com saudades dos seus textos… Tão sensatos e verdadeiros. Obrigada mais uma vez. Beijos
Reply →Oi Rê como sempre sue texto é muita reflexão.
Reply →Eu me pergunto todos os dias será que a humanidade vai ser a mesma depois dessa pandemia.
A única certeza que tenho é da saudades dos meus pais que devido a idade estão muito assustados e eu não posso cuidar a presença deles.
Oi Re!!!
Reply →Excelente texto pra variar e retratando fielmente nossa difícil realidade desse momento…
Que bom que as pessoas todas pudessem de fato entender a importância de ficar em casa, né…?
Deus abençoe a todos nós nesse momento e obgda sempre, bjos <3
Triste situação… a do vírus que causa doença respiratória em vários graus e desilusão, solidão, pessoas falindo. Mas muitos resgataram a fé e a ligação com Deus! Bjo Re, muita saudade de vc.
Reply →Parabéns Re, que texto claro e bem escrito. Vc é uma excelente bióloga e quase uma jornalista. Que orgulho dessa minha amiga querida.
Reply →