Conversando com as crianças

criancaComo você conversa com as crianças sobre a EM?

Se você é um pai ou membro de uma família com alguém que tenha esclerose múltipla, você pode ter algumas preocupações sobre como falar às crianças sobre sua condição. Você pode se questionar o quanto deve dizer a eles sobre EM, e se isso vai confundir ou assustá-los. É natural querer protegê-los, mas quando se trata de falar para as crianças, a honestidade pode ser a melhor política.

Às vezes, as crianças podem perceber quando algo está errado, e o que eles podem imaginar pode ser algo muito pior do que a realidade. Compartilhe seus sentimentos com eles. Expresse a raiva, tristeza ou frustração, isso mostra às crianças que essas emoções são normais e aceitáveis. Claro que, como e quando dizer a uma criança sobre a sua EM é uma decisão que deve ser feita com os seus pais. Juntos, vocês podem decidir o que é melhor para você e sua família. Se você optar por falar sobre EM, incentive a criança a ser aberta e honesta sobre seus sentimentos e dúvidas que possam ter. Pode também contribuir para que os seus pais esteja presentes para apoiar.

Respondendo suas perguntas

As crianças são obrigadas a ter um monte de perguntas sobre a EM. O que é a EM? Posso pegar a EM de você? Como a EM vai me afeta? Tente responder a verdade de uma forma adequada à idade. Por exemplo, para explicar o que é EM, tente usar uma analogia. Pode ajudar se você pedir-lhes para pensar o corpo como um monte de fios que carregam informação. Se queremos mudar a nossa mão, uma mensagem viaja através dos fios de nosso cérebro a nossa mão. Com a EM, a cobertura é em torno dos fios danificados. Isso pode evitar que as mensagens do cérebro cheguem ao lugar certo.

Você também pode tranquilizar as crianças que não pode “pegar EM”. Não é como um resfriado. Se as crianças querem saber como a EM irá afetá-los e sua família, seja honesto. A EM é diferente para cada pessoa, por isso, embora você não possa dizer às crianças exatamente o que esperar, você ainda pode prepará-los para as possibilidades. Você pode deixá-los saber que você pode se cansar mais facilmente, ou você pode precisar de ajuda para se locomover ou com tarefas domésticas.

Tente lembrar-se que as crianças são adaptáveis. A chave é a comunicação aberta. Enquanto eles têm os fatos e se sintam seguros, a maioria das crianças pode se adaptar a qualquer situação nova.