Clipping Advocacy – Maio – Segunda Quinzena

Queridos leitores!

 

Dia 30 de maio será comemorado o dia Internacional da Esclerose Múltipla, a ABEM parceira desse movimento está atenta a todas as movimentações, podemos ver atualizações muito interessantes no site como:

 

Uma atividade que se torna mais forte a cada ano é a iluminação dos principais pontos turísticos para aumentar a conscientização sobre o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, Este ano teremos em Montivideo, no Chile ne India.Ø  Muitas organizações de EM estão colocando a música no centro de seus eventos, como por exemplo nos Estados Unidos um show de “Rock for MS” (Rock para EM), tambem um show em Beirute organizado pela Associação Libanesa Contra a Microsoft e uma noite de música e jogos organizada pela MS Society of India. Em Barcelona, ​​na Espanha, uma série de músicos se apresentará para arrecadar fundos para pesquisas em MS. Se você está na República Tcheca, pode até participar de um cruzeiro musical pelo rio Vltava – uma maneira memorável de marcar o Dia Mundial De Esclrose Multipla!Ø  Em Portugal para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que terá lugar no próximo dia 30, a comunidade científica e as associações de doentes e familiares desafiaram personalidades políticas e decisores a participar na iniciativa #PARAvencerEM. Serão 14 vídeos, de 1 minuto, que sugerem como podem as pessoas com Esclerose Múltipla e a sociedade contribuir para que quem vive com esta doença esteja verdadeiramente no centro das decisões.

 

Esperamos assim no clipping de hoje conectar pacientes e a sociedade no Brasil e no Mundo. Lembrando sempre a vocês que colaborem conosco, queremos que todos vocês engajados na causa da Esclerose Múltipla. Enviem suas sugestões de pautas para estagio.juridico@abem.org.br e ajude-nos a construir o próximo clipping!

 

 

 

CONITEC

 

Existe um pleito da Teva para a incorporação de COPAXONE 400 mg:

 

NOTICIAS:

Utilização de serviços de saúde e custos de pacientes com esclerose múltipla na Holanda: um estudo de banco de dados de saúde.

Escolhi essa publicação pois achei interessante o estudo sobre custos do paciente na perspectiva do sistema de saúde pública da Holanda, mostrando que as estimativas de incidência e custo da doença e suas comoobidades monitoradas pelos bancos de dados de pacientes foram consistentes com estimativas anteriores feitas pelos gestores. Ja as  estimativas de prevalência foram um pouco maiores, e os custos com medicamentos e hospital foram mais altos logo após o diagnóstico. Mostrando como a coleta de dados compõe uma ferramente necessária para uma gestão eficiente dos cuidados em saúde.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29775086

.

 

  • ANVISA E O COMBATE A DROGAS

 

 

A Anvisa sediou, entre os dias 15 e 17 de maio de 2018, a Segunda Reunião Regional de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) do Hemisfério Ocidental (Américas). As NSP são substâncias desenvolvidas especificamente para burlar as medidas de controle aplicadas pelos países e são utilizadas como “drogas legais”, em alternativa a substâncias psicoativas já controladas.

O evento, coordenado pelo Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), teve como objetivo discutir experiências no enfretamento ao problema relacionado às NPS, com a troca de informações técnicas entre especialistas nacionais, regionais e internacionais.

Diversos países da região enfrentam dificuldades na identificação e no controle dessas substâncias, na mesma velocidade em que cresce sua síntese e distribuição. O conhecimento limitado sobre o desafio das NPS é hoje o maior motivador para que as autoridades desses países unam esforços para enfrentar o problema.

http://portal.anvisa.gov.br/controlados/nsp

 

  • ANVISA AVALIA O IMPACTO REGULATÓRIO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS

 

A Diretoria Colegiada da Anvisa discutirá na segunda-feira (21/5) o Relatório Preliminar da Análise de Impacto Regulatório (AIR) de Rotulagem Nutricional de alimentos.

O documento contém uma avaliação exaustiva das propostas de aperfeiçoamento da rotulagem nutricional apresentadas pelos vários atores envolvidos no processo regulatório e, ainda, uma revisão das experiências regulatórias internacionais e dos estudos que compararam os efeitos de diferentes modelos de rotulagem nutricional frontal na atenção, entendimento e uso dessas informações pelos consumidores. Após a avaliação pela Diretoria Colegiada, o relatório será submetido à Tomada Pública de Subsídios (TPS), mecanismo de consulta para coletar dados, informações ou evidências, a fim de auxiliar a tomada de decisão regulatória da Anvisa.

 

 

  • CMED AUMENTA A FISCALIZAÇÃO SOBRE A VENDA DE MEDICAMENTOS COM O PREÇO ACIMA DO PERMITIDO

 

Em 2017, foram investigadas 3.685 denúncias de apresentações ofertadas ao setor público. Estas denúncias foram encaminhadas pela União e pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, contra os ofertantes de medicamentos que em licitações praticavam ou propunham preços de medicamentos acima dos preços regulados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O estado de Minas Gerais foi o que apresentou maior número de apresentações com denúncias em 2017, representando mais de 30,4% do total. Em seguida, aparecem São Paulo e Santa Catarina, com 26,8% e 23,7%, respectivamente

 

 

  • MINISTERIO DA SAUDE Institui Grupo de Trabalho para discussão e formulação da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). portaria 116º de 3 de maio de 2018.

 

Este grupo de trabalho tem representantes de todos os stakeholder de saúde do Brasil e terá o desafio de preparar um relatório consolidado com as discussões dos temas pertinentes à pesquisa, desenvolvimento, produção, regulação, acesso e monitoramento do uso de medicamentos biológicos fornecidos pelo SUS e a proposta de Política Nacional de Medicamentos Biológicos no SUS. O prazo é 120 dias podendo ser prorrogado por mais 120 dias.

 

http://www.conass.org.br/conass-informa-n-104-publicada-portaria-gm-n-1160-que-institui-grupo-de-trabalho-para-discussao-e-formulacao-da-politica-nacional-de-medicamentos-biologicos-no-ambito-do-sistema-unico-de/

 

 

  • MINISTERIO DA SAUDE Informa que a cobertura da vacinaçao contra a gripe ainda é baixa em todo pais.

 

A 15 dias do final da campanha, menos da metade da população-alvo tomou a vacina contra influenza. Até 14 de maio, foram registrados 1.326 casos de influenza em todo o país, com 214 óbitos. Vamos no vacinar!

 

 

  • MINISTERIO DA SAUDE REAJUSTA FARMAIC POPULAR E GARENTE MEDICAMENTOS GRATUITOS A POPULAÇAO.

 

A readequação de preços elimina as distorções de valores de produtos pagos pelo Governo Federal que, em alguns casos, chegavam a custar mais de 200% acima do mercado. A medida é resultado de um estudo com base no Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos (Sammed) da CMED, que aponta que os valores pagos pela pasta em 20 medicamentos estavam defasados ou acima do praticado pelo mercado. Com base nos valores de referência, nove produtos terão aumento, sete terão redução e quatro devem variar de acordo com os impostos de cada estado.

 

 

Sumaya Afif

Jurídico Institucional | Advocacy

 

Apoio: