Ciência – parte2

Eu, aqui de novo.

Hoje vou falar sobre a divulgação de resultados na ciência.

Podemos ver nos meio de comunicação às notícias de novas descobertas de remédios, tratamentos e tecnologias… Mas alguém parou para pensar no que está por trás disso?

Todas aquelas fases que descrevi no texto passado, a dúvida, as hipóteses, a metodologia, os resultados e a estatística. Esse é o arcabouço da metodologia científica, mas como a notícia chega até você? Do cientista, para os artigos científicos, para os meios de comunicação…

A divulgação de notícias científicas é um processo complexo, exige seriedade, ética, como qualquer informação veiculada na sociedade.

Informações em geral, tem que ser caracterizadas por uma conduta ética e de verdade.

Você já percebeu quantas “verdades”  são veiculadas como científicas na internet?

Mas será que elas têm um respaldo científico rigoroso?

Eu digo, em relação à ciência, porque as consequências de uma falsa verdade podem ser desastrosas.

Avalio dessa maneira pelas consequências na vida das pessoas por causa da veiculação de uma falsa verdade.

Dietas mirabolantes que prometem o emagrecimento, vacinas que causam doenças, curas milagrosas de doenças e tantas coisas mais.

Não vou entrar no mérito de cada um desses exemplos, não sou especialista e não cabe a mim, pobre escritora…

E minha responsabilidade, porém pedir atenção redobrada, contra a falsa ciência, tudo aquilo que é vestido de verdade, mas não tem comprovação da ciência.

Pela ciência, ser tão rigorosa e depender tanto de sua estratégia (a pergunta, as hipóteses, a metodologia, os resultados e a estatística) é que podemos acreditar. E ainda assim desconfiar, por causa de um detalhe chamado probabilidade e intervalo de confiança, mas esse é assunto para outro texto.

Cabe ao leitor atento, discernir, o que é verdadeiramente científico e o que é balela.

Como desconfiar de uma notícia? Como acreditar numa informação?

Algumas dicas são:  a fonte de onde vêm a notícia, quais são as fontes? São confiáveis?

Para ciência, geralmente os dados vem de trabalhos de universidades e centros de pesquisa. Já é uma boa dica para começar.

Você pode também procurar, por outros trabalhos e verificar onde e por quem foram realizados. Ler criticamente é o outro passo.

Eu sei dá trabalho, mas informação exige pesquisa e não preguiça.

E  antes de disparar mensagens em seu celular, não seja ingênua, dê pelo menos uma pesquisada ou lida melhor na notícia, assim você não corre o perigo de veicular uma besteira.

 Espero que este texto tenha sido útil para você… Até a próxima.

“O aspecto mais triste da vida atual é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria.” Isaac Asimov

Por: Regina Mimura