Cadeiras de Rodas: saiba como solicitar a sua pelo SUS

Pessoas com necessidades especiais que necessitam de cadeiras de rodas padrão, adaptada e motorizada/banho/ órteses e próteses/ aparelho auditivo/ bengalas e andadores/ calçados e palmilhas ortopédicas podem solicitar gratuitamente através dos CER (Centro Especializados em Reabilitação) espalhados em diversos pontos da cidade de São Paulo (SP).

Para solicitá-las, os pacientes devem se dirigir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do usuário e aguardar o agendamento no CER. Ele deve levar de prescrição médica (SUS ou particular) com o CID da Esclerose Múltipla ou de outras doenças desminielizantes, como Devic, por exemplo.

Pacientes da ABEM que residem nas regiões do Planalto Paulista, Vila Clementino, algumas ruas de Moema, Saúde e São Judas, o CER de referência é o da UBS localizado na Av. Ceci, 2235. Para saber qual a UBS referência da sua região, acesse: www.buscasaude.prefeitura.sp.gov.br

Na data do agendamento, a equipe tira as medidas e o paciente entra na fila, sendo que as cadeiras motorizadas e padrão demoram cerca de três meses para chegar. Cadeiras adaptadas costumam demorar um pouco mais.

Quando a cadeira chega, o paciente recebe uma ligação avisando da retirada.