• 25 FEV 14
    • 0

    C

    Centrifugação
    Consiste na agitação de célula ou outra matéria a grandes velocidades de forma a gerar uma força centrífuga, que separa as partículas ou fluidos de acordo com o seu peso ou densidade. O processo acelera o efeito normal da gravidade.

    Córtex Cerebral
    Camada externa de matéria cinzenta do cérebro, com aproximadamente 2 mm de espessura, cobrindo toda a superfície dos hemisférios cerebrais. O córtex cerebral é constituído de neurônios (células nervosas) e células de suporte (células gliais) e funciona de forma a relacionar a informação de várias origens de forma a manter a função cognitiva (todos os aspectos de perceber, pensar e lembrar).

    Crônico
    Que persiste durante um longo período de tempo.

    Clone
    Fazer uma cópia idêntica.

    Clônus
    Forma de movimento marcada por contrações e relaxamentos de um músculo, que ocorrem numa sucessão rápida.

    Codão
    Tripleto de bases no DNA, que formam o código para um único aminoácido.

    Contratura
    Situação em que ocorre uma elevada resistência fixa quando se estica passivamente o músculo.

    Controle
    Grupo de participantes usados como padrão de comparação num ensaio. Devem ter as mesmas características do grupo que está a efetuar tratamento com o medicamento em estudo. Isto pode ser alcançado por aleatorização.

    Corticosteróides
    Qualquer dos esteróides produzidos pelo córtex adrenal. Estão divididos, de acordo com a sua atividade biológica predominante, em três grandes grupos: glicocorticóides (ex. cortisol, cortisona), influenciando, sobretudo o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas; mineralocorticóides (ex. aldosterona), afetando a regulação do equilíbrio dos eletrólitos e da água. Os corticosteróides podem ser usados clinicamente para suprimir a resposta imunitária.

    Citoquinas
    Moléculas que medeiam às interações entre células. Como exemplos temos os interferões (IFNs), fatores de necrose tumoral (TFNs), interleuquinas (ILs) e fatores de transformação do crescimento (TGFs).

    Leave a reply →