Certezas e Incertezas – Blog da Camilla

Essa semana estava na ABEM conversando com alguns amigos/pacientes e uma pessoa estava comentando que participou de um congresso sobre Esclerose Múltipla, e estava dizendo as novidades na área, novas opções de tratamentos, novos experimentos e etc. E ela enfatizou um fato, disse ser impressionante que em qualquer lugar do mundo a maior preocupação dos pacientes com Esclerose Múltipla é o medo do futuro e as incertezas que a Esclerose pode nos trazer para esse futuro. No primeiro instante eu e todos que estavam participando da conversa concordamos com isso sem nem pensar! E todos cada um da sua forma. Dissemos: como é medonho saber como estaremos ou não no futuro!

E aí  gerou uma conversa apenas sobre o assunto “certeza e incerteza” que a EM nos causa e o quanto isso é assustador não termos ideia de como estaremos fisicamente e psicologicamente no futuro e esse futuro pode ser muito próximo! Tipo… Amanhã!

Voltei da ABEM pensando muito sobre isso! E aí, me veio à mente…. Quem tem certeza do amanhã? Quem não tem preocupação sobre como sera sua saúde, sua vida financeira, sua vida amorosa? Quem? Quem?

Temos essas preocupações sim e colocamos a culpa na Esclerose Múltipla (Claro, que ela é culpada por um monte de coisas nas nossas vidas! Pelo menos na minha, rs), mas acho que se não tivéssemos a Esclerose Múltipla teríamos as mesmas preocupações e incertezas da vida!

O que reflito sobre tudo isso?

Reflito que o importante é viver o hoje, é viver o momento, é valorizar cada pequena coisa e pequeno gesto que a vida nos proporciona!

Por mais difícil que seja, vamos deixar para nos PRÉ-Ocupar com o amanhã, apenas amanhã!!!

Que seu dia seja alegre, feliz, leve e que seu hoje seja livre de Pré-Ocupações!

 Grande beijo e até a próxima!

Camilla Spinelli

Camila Spinelli

Olá, meu nome é Camilla Spinelli de Castro, tenho 30 anos, sou paciente de esclerose múltipla desde 26 anos! Sou casada desde 2011, meu marido é maravilhoso, com uma linda e amada filha de 4 patas  de nome Tequilinha que é minha paixão!

Tenho uma família incrível a melhor que poderia ter e amigos sensacionais que super me apoiam e estão ao meu lado na alegria e na tristeza!

Sou administradora por formação e apaixonada e sonhadora por vocação!

Desde que fui diagnosticada procuro de alguma forma fazer por menos que seja pouco, alguma diferença na vida dos portadores de EM!

Espero que com meus relatos eu consiga encorajar muita gente a buscar o tratamento adequado, transmitir  informações com qualidades e mostrar que não estamos no fim do túnel!