O que é Avaliação Neuropsicológica?

Caso você perceba alguma dificuldade de memorização, de concentração, de agilidade mental, de se planejar, entre outras, sugerimos passar por uma Avaliação Neuropsicológica. A Avaliação Neuropsicológica, por meio de entrevistas, testes, escalas e observação clínica, tem o objetivo de analisar e compreender as dificuldades cognitivas da pessoa. A partir desta avaliação, é possível estabelecer uma estratégia de intervenção, sendo a Reabilitação Neuropsicológica ou Cognitiva uma das possibilidades de tratamento.

 

O que é Reabilitação Neuropsicológica?

Reabilitação Neuropsicológica ou Cognitiva é um tratamento realizado em pessoas com problemas neurológicos como, por exemplo, a Esclerose Múltipla. É composta por um conjunto de procedimentos e técnicas com o objetivo de promover o restabelecimento biopsicossocial das pessoas, com a meta principal de melhorar, adaptar ou compensar as dificuldades cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais.

O calor afeta os sintomas cognitivos da pessoa com EM?

Existem relatos de muitos pacientes que o calor pode afetar todos os sintomas, incluindo as funções cognitivas. Isso pode ocorrer, em parte, pela fadiga ocasionada pela exposição ao calor durante muito tempo. De qualquer forma, estes efeitos são transitórios e passarão após algum tempo. Você perceberá que, evitando o calor, se sentirá melhor de forma geral e, como resultado, conseguirá pensar com mais clareza.

 

A Reabilitação Cognitiva pode me ajudar mesmo que minha memória e concentração estejam piorando lentamente?

Sim. A Reabilitação Cognitiva tem o objetivo de maximizar suas funções cognitivas e desenvolver estratégias para compensar funções que parecem não responder a tratamentos de restauração. No tratamento você aprenderá técnicas, estratégias compensatórias e a utilização de apoios externos como, por exemplo, agendas e sinalizações.