ABEM no Fórum de Inovação da Novartis 2015

NOVARTIS

Agradecemos imensamente à Novartis pelo convite para participar, no dia 27 de outubro, do Fórum de Inovação 2015 realizado pela farmacêutica.  O evento reuniu cerca de 100 convidados no Hotel Transamérica, em São Paulo, e contou com palestras, mesa-redonda e atividades interativas. A abertura do fórum foi realizada por Fabrice Chouraqui, presidente da Novartis para América Latina e Canadá.

Entre os temas abordados nas palestras estava o papel da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na inovação, apresentado pelo Dr. Renato Porto, Diretor de Autorização e Registro Sanitário da entidade. Já o Dr. Roberto Vieira Botelho, do Instituto do Coração do Triângulo, falou sobre o uso da tecnologia na Pesquisa Clínica.

A mesa-redonda contou com a presença dos especialistas Simone Canelada, do Bem Viver- Associação de Psoríase de Campinas e RMC, Dr. Flavio Cárcano, do Hospital de Câncer de Barretos, do Dr. Jaderson Lima, da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, Dra. Suzana Muller, do CEP Hospital Mãe de Deus e do Dr. Florentino Araújo Cardoso Filho, Presidente da AMB (Associação Médica Brasileira). Com mediação de Luis Fernando Correia, Médico do Hospital Samaritano e comentarista de Saúde da TV Globo, Rádio CBN e Globo News, os participantes discutiram sobre quais seriam as possibilidades de participação do paciente nas diferentes etapas da pesquisa clínica.

Entre as várias atividades interativas promovidas pelas chamadas estações de inovação, está a Sensibilização, que possibilita o visitante sentir os sintomas de um paciente de Esclerose Múltipla, de forma lúdica, como por exemplo, tentar escrever usando uma luva de boxe. Outras temáticas das estações incluíam: Revolução Digital – A era do paciente protagonista, Capacitação de centros de pesquisa clínica e Ferramentas inovadoras na pesquisa clínica.

O encerramento do evento foi feito pelo Diretor Médico da Novartis, Luis Filipe Delgado, que abordou as Perspectivas Futuras em Terapia Celular, mostrando a importância da inovação para o avanço da medicina e dos benefícios para a sociedade.