ABEM no Congresso Paulista de Neurologia

IMG 0084Em julho, a ABEM teve o prazer de participar do Congresso Paulista de Neurologia, na cidade do Guarujá, em São Paulo. Durante o evento, que ocorreu entre os dias 18 e 20, médicos, estudantes e profissionais da saúde participaram de apresentações de trabalhos e debateram temas inovadores e relevantes na área.

A ABEM também teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos sobre Esclerose Múltipla desenvolvidos pela nossa equipe multidisciplinar. Foram eles:

  • ■ Implicações das disfunções urinárias na qualidade de vida dos pacientes com EM – Elaborado por Alessa Machado, Victoria Agudo, Jean Francisco Ikeda Lucas Felipe dos Santos, Maria Cristina Giacomo, Liliana Russo,Ana Maria Canzonieri.

Segundo a psicóloga da ABEM, Ana Maria Canzonieri, o trabalho “aborda um dos sintomas mais impactantes na qualidade de vida dos pacientes, mas que muitas vezes não são valorizados: as disfunções urinárias”.

  • ■ Caracterização sócio demográfica de pacientes com Esclerose Múltipla de uma organização social civil – Elaborado por Ana Maria Canzonieri, Andira Assunção, Lucas Felipe dos Santos, Maria Cristina Giacomo, Liliana Russo.

Já o segundo trabalho aborda o perfil dos pacientes de EM da ABEM. “É um mapeamento feito para entender e conhecer melhor quem são esses pacientes”, diz Ana Maria.

Ela também reforçou a importância da participação da ABEM no evento. “É algo muito importante sermos agentes de informações sobre a EM, levando-as de forma precisa e em tempo real. Também é ótimo para ouvir e aprender sobre inovação na área da EM, em termos de tratamento e pesquisas de outros centros acadêmicos”, diz.