Deficiência e Eficiência

O fato de ter uma patologia crônica como a Esclerose Múltipla não significa necessariamente que temos deficiência física. Dependendo da região do sistema nervoso central que foi acometido pode causar vários tipos de sequelas…

A maioria das pessoas com E.M. que conheço tem dificuldade de mobilidade, outros até são cadeirantes, com deficiência visual ou auditiva. O fato é que as lesões causadas pela patologia podem levar à dificuldades e consequências diferentes, porém não quer dizer em hipótese alguma que fomos incapazes.

Deficiência não quer dizer ineficiência. Se alguém tem alguma deficiência significa que tem dificuldades para executar alguma tarefa, com algum sentido ou coisa parecida. Na dificuldade podemos desenvolver outras habilidades, amadurecer idéias, planejar e realizar coisas que muitas vezes se não tivéssemos alguma dificuldade não faríamos ou não pensaríamos.

Quero dizer com isso que as dificuldades e adversidades podem ser aliadas para nosso crescimento, nossa criatividade e desenvolvimento intelectual e emocional.

Quando a vida transcorre numa linha reta, sem dificuldade, sem curvas ou abismos, não precisamos desenvolver nenhuma qualidade ou habilidade para prosseguir e alcançar nossos objetivos. É na dificuldade de crescemos e aprendemos.

A Terra não pára de girar, o Universo é um organismo vivo e em constante movimento. O movimento, os obstáculos, as curvas são absolutameente necessárias para que haja evolução.

Existe um dito popular que diz: “quem gosta de água parada é mosquito”… desculpem-me mas não quero ser mosquito, quero ser o agente responsável pela minha vida, pelo meu crescimento e ter o direito de viver o que tiver de viver da melhor forma possível.

Manter-se ativo creio que seja a melhor forma de conservarmos a sanidade mental, conquistarmos mais sabedoria e com certeza vivermos mais felizes.